História

   Maria Perpétua Martins, designer e artesã em renda filé, nasceu no sertão jaguaribano interior do Ceará. Desde pequenina assistia à sua mãe, parentes e comunidade na prática artesanal da renda filé, herdada dos europeus que por aqui estiveram durante suas invasões, e transmitida até os dias de hoje.

   Perpétua Martins pesquisa o emprego da renda filé há mais de 20 anos, sendo a precussora do filé colorido, colocando-o como uma renda contemporânea com inovações inusitadas. A renda filé colorida tem sua utilização em diversas formas, como: blusas, xales, vestidos, saias e vestuário em geral, e na decoração de peças como: toalhas, colchas, cortinas, painéis, etc.

   Perpétua Martins participou de diversas exposições, feiras e desfiles, sendo suas peças reconhecidas e apreciadas como uma renda de altíssimo bom gosto e qualidade. Com sua renda contemporânea tem dado contribuição para a renovação e a melhoria da qualidade da renda filé não somente no Ceará, mas em todo Nordeste.

   Atualmente a renda filé contribui para a melhoria da qualidade de vida das populações do semi-árido brasileiro, proporcionando renda, terapia e melhorando a auto-estima daqueles que a produzem.

 

Copyright ©2010 Perpétua Martins - Filecolor
Todos os direitos reservados.